ç à Þ.net/news

Como não Amar(Ela)??? foi o mote lançado neste fantástico evento. Há...

Carlos Sá - Ultra Runner, le texte de sa publication du 13-06-2018 15:33:40 :
Como não Amar(Ela)??? foi o mote lançado neste fantástico evento.

Há muitos anos que desenhava, nesta serra incrível, percursos para possíveis eventos durante os meus treinos e estágios com amigos.
Por aqui passaram, em algumas partes, os eventos Internacionais “PGTA - Peneda-Gerês Trail Adventure” e o “TPG - Mundial de Trail 2016”.

Cada vez que treinava nesta serra, com as mais diversas condições, era sempre uma experiência incrível: o sol, vento ciclónico, chuva torrencial, neve… Esta serra coloca-nos desafios diferenciados que nos ajudam a perceber a verdadeira Natureza e toda a sua plenitude.

Este Serra tem um percurso de Grande rota instalado que circunda a mesma GR-34. Essa seria a base do nosso projeto mas, como esta Grande Rota passa em alguns locais muito sensíveis de fauna e flora, nunca poderíamos passar nesses locais com um evento de tanta gente, mesmo com as inscrições muito limitadas.

Andei, vezes sem conta, a explorar todos os recantos da serra a fim de evitar essas mesmas zonas e na expectativa de encontrar locais mágicos. Foram muitas as vezes em que no Google tudo parecia fazer sentido e no terreno tinha que desistir desses troços, por serem locais de risco elevado ou com menor interesse.

Desde o início, imaginei a prova a terminar junto a um curso de água. Como estamos em Junho a probabilidade de estar muito calor era enorme e quantos mais kms se fizessem à sombra e com água refrescante na parte final melhor seria.

Comecei então a exploração aos cursos de água e a testar a sua viabilidade. Para terem ideia, aqueles últimos 4kms do rio “Tamente” estavam completamente intransponíveis e levaram-me à Serra Amarela vezes sem conta. Desisti muitas vezes e pensava em outras alternativas; saí de lá com os meus amigos em tardes de Inverno que se prolongavam até às 22h, perdidos no meio das silvas e do mato… Mas não desistimos!

No fim de todo este trabalho, que também é serviço público, não temos dúvidas que descobrimos uma autêntica pérola, um percurso (Al)Tamente, que todos devem conhecer um dia, Natureza no seu estado mais puro.

Parabéns e obrigado aos meus colegas que desenharam comigo este trajeto vezes sem conta e com muita paixão: João, Vitor, Zé, Sérgio, Fernando, Diogo, Natália, Silvia, Ana, Teresa,…..

Agradeço ao Município de Ponte da Barca e a todos os seus colaboradores, que desde a primeira hora encararam este projeto com muita energia e motivação, assim como a todas as juntas de freguesia, baldios e foral. Não posso também esquecer os bombeiros voluntários, que foram fantásticos no seu apoio, assim como outras associações locais e comerciantes. Quando assim é, todos a remar para o mesmo lado, é fácil construir projetos de futuro e com marcas fortes. Não tenho dúvidas que este evento e esta serra ainda vão dar muito que falar.

Aproximava-se a semana do evento. Eu e minha equipa, bem como os sapadores, limpamos muitos kms de trilho e tudo estava a ficar pronto no terreno. Consultei diariamente, vezes sem conta, a meteorologia. A instabilidade não dava dados fíeis e estava com receio que as previsões não fossem as melhores, como se veio a confirmar.

Fui várias vezes ao rio (Al)Tamente ver se o nível da água estava a subir e comecei a pensar num plano B mas nada interessante… Todo aquele trabalho de limpeza e prospeção poderia ir “por água abaixo”. Estava apreensivo…

No sábado fui colocar as cordas de segurança e estavam perfeitas as condições, mesmo com a chuva que não parava de cair no final do dia. Os meus colegas no alto da serra (Louriça) demoraram 4h para montar duas tendas e acabaram por destruir uma na tentativa de a montar, tal era o vento e chuva gélida no anoitecer. As marcações tiveram que ser colocadas de 3 em 3 metros e mesmo assim era difícil de progredir. “Está um Inferno” diziam eles…..

Com toda a logística preparada fomos descansar às 2h da manhã, com a chuva a cair cada vez com mais intensidade. Os marcadores combinaram iniciar a subida à montanha às 5:30h da manhã para verificar as marcações e avaliar a visibilidade e os cursos de água. Entre as 3h e as 6h da manhã caiu uma tromba de água brutal e eu estava convencido que o mais prudente seria cancelar as distâncias maiores e toda a gente fazer os 23kms. A dúvida seria se o rio iria permitir terminar nesses 4kms finais ou em estrada.

Cinco minutos antes da partida, com grande alívio, recebo o OK. “Está tudo impecável, a visibilidade é boa e os cursos de água passam-se bem”. Seguimos para o plano inicial, o São Pedro estava connosco!

Fui seguindo a prova e logo na primeira travessia deparo-me com uma corrente anormal de água. Fiquei surpreendido mas mais tarde percebi que toda aquela água corria montanha abaixo, entre a passagem dos meus colegas às 6h e a partida às 7h. A Montanha coloca-nos sempre à prova, e foi bonito de ver a entre ajuda e a animação de todos a ultrapassarem aquele obstáculo. Trail e aventura também são isto e ficará certamente na memória de todos.

Rapidamente encontrei uma solução para as partidas das 9h, a fim de evitar aquela parte do percurso. Curiosamente, quando às 11h os meus colegas foram levantar as fitas, o curso do rio estava já normal e já se passava sem molhar os pés nas poldras grandes que lá tinha.
E aí fiquei tranquilo. O Rio Tamente, na parte final da prova, também escoava rapidamente aquela tromba de água.

Fiquei muito satisfeito ver os atletas a chegar à meta e mostrarem-se muito agradados com a aventura vivida, andamos nisso para viver grandes experiências e as melhores por vezes são quando temos de ultrapassar grandes desafios e vencermo-nos a nós próprios.

Um muito obrigado a todos pela participação, pedir desculpa pelas falhas (não somos perfeitos), mas damos o nosso melhor, obrigado à IMPETUS, 4Moove, Eco-mobile, Aguas do Fastio e Chocolates Avianenses, assim como todas as entidades acima mencionadas, sem o vosso apoio nada disto seria possível.

PS: Ao meu Staff, orgulho enorme nesta equipa.

Junho 2019 lá estaremos todos novamente, e atenção às vagas em especial para os 48k e 33k apenas 250 lugares por questões acima descritas.

A nossa agenda até final do ano:
Grande Trail Serra D’Arga - 21 a 23 Setembro
Sistelo Extreme Marathon - 7 Outubro
Foz Côa Douro Trail Adventure - 13 a 20 Outubro
Penacova Trail do Centro - 11 Novembro
Gerês Extreme Marathon - 1 e 2 Dezembro

Traduire cette publication :

La publication complète :

Une publication de Carlos Sá - Ultra Runner

carlossaultrarunnerSeja bem-vindo à página oficial do ultra runner Carlos Sá.Welcome to the official FB page of ultra runner Carlos Sá. www.carlossa.com

Ces publications précédentes

Message de Carlos Sá - Ultra Runner du 12-06-2018Le 12-06-2018 :
{ Rio Tamente - a descoberta duma pérola perdida no tempo }.
En voir plus

Message de Carlos Sá - Ultra Runner du 11-06-2018Le 11-06-2018 :
Serra Amarela SkyRace (35km) - Uma pérola. : São testemunhos como este que nos motivam e mostram que estamos no trilho certo.

Em nome de toda a equipa Carlos Sá Nature...
En voir plus

Message de Carlos Sá - Ultra Runner du 11-06-2018Le 11-06-2018 :
Obrigado a todos que marcaram presença e apoiaram esta primeira edição da Serra Amarela SkyMarathon.

As condições estavam invernais ao início da manhã, foi excelente ver todos os atletas a esquecer...
Voir les 5 photos

Message de Carlos Sá - Ultra Runner du 07-06-2018Le 07-06-2018 :
A correr ou caminhar, próximo fim de semana @serraamarela_skymarathon
En voir plus

Message de Carlos Sá - Ultra Runner du 06-06-2018Le 06-06-2018 :
Antevisão da Serra Amarela SkyMarathon no Porto Canal.
Voir la vidéo

Voir toutes ces publications

Cela pourrait aussi vous intéresser

Ester AlvesEster Alves
12-06-2018 11:30:42

Message de Ester Alves du 12-06-2018Preparativos para Riaño Trail Run

#timetoplay
Voir la vidéo

Armando TeixeiraArmando Teixeira
11-06-2018 21:16:22

Message de Armando Teixeira du 11-06-2018O antes, durante e o após dos Trilhos Vale do Leça 🏃😬⛰
Trilhos Vale do Leça

#prozisendurance #prozisteam #exceedyourself #bergoutdoor #intotheworld
En voir plus

Armando TeixeiraArmando Teixeira
11-06-2018 08:38:15

Message de Armando Teixeira du 11-06-2018II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia em Manteigas - 17 de Junho.

O tema Vivências de Atletas, Alpinistas e Treinadores em Altitude, moderado por Paulo Pires, irá consistir nos relatos...
En voir plus

Miguel Reis E SilvaMiguel Reis E Silva
10-06-2018 13:41:03

Message de Miguel Reis E Silva du 10-06-2018“Ligeiramente” cansado. 😅 📸 João Parente #escaladadomendro
En voir plus

Romeu GouveiaRomeu Gouveia
10-06-2018 12:17:07

Message de Romeu Gouveia du 10-06-201810 JUNHO 👉🏼 DIA DE PORTUGAL 🇵🇹

Com muito orgulho. Somos e seremos sempre Portugal ❤️

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas...
En voir plus

Voir toutes les publications Trail / Mountain

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l’utilisation de cookies pour vous proposer des contenus adaptés à vos centres d’intérêts. En savoir plus.